Ser empreendedor é se deparar com mitos e verdades e para cada um o processo é diferente, porque envolve histórico pessoal, rede de relacionamento, modelo de negócio, expertise e muitas outras variáveis. É muito comum para quem ainda não empreendeu ou está na fase inicial ter uma visão distorcida e, às vezes, romantizada a respeito do empreendedorismo.
Ser dono do negócio faz com que você corra menos atrás de dinheiro
Dono de negócio pode tirar férias quando quiser
Ser dono do próprio negócio faz com que você tenha mais tempo para se dedicar à família e aos amigos
Ser dono de negócio não faz você se sentir só, sem ter com quem compartilhar seus problemas
Dono de negócio trabalha menos que funcionário
Uma ideia boa é o suficiente para enriquece
E então, você se identificou com a pesquisa, o quanto isso reflete seu momento atual? A pesquisa, apesar de não ser tão recente, mantém sua contemporaneidade. Na tentativa de justificar alguns dados fiz um comparativo do último estudo GEM (2016) que é um dos maiores estudos de empreendedorismo realizado em 69 países.
Muitas das situações enfrentadas pelos empreendedores não são previstas no planejamento, ao menos, como deveria. Empreender é uma trajetória de acertos e erros, mas o que se espera é que sejam minimizados, o máximo possível. Afinal, o dia a dia gera muito aprendizado.
No quesito “De correr menos atrás de dinheiro” pode ter influência que o maior percentual de distribuição de renda de empreendedores iniciais (28,8%) é de mais de 2 a 3 salários mínimos, o que pode estar diretamente ligado a necessidade urgente de gerar caixa, implicando na baixa capacidade de capital de giro. Outro fato limitante é o acesso a recursos financeiros que pela maioria dos empreendedores foi uma condição a ser melhorada.
“O fato de se sentirem sozinhos” tem muita influência no quanto os empreendedores estão abertos a compartilharem seus dilemas, ideias e melhores práticas. O quanto você investe do seu tempo para fazer esse exercício de troca? Pode ser que você não saiba o caminho, mas não deixe de mapear essas oportunidades de conexões que são promovidas por grupos de empreendedorismo, entidades de classe, universidades e associações comerciais.
“Uma ideia boa é suficiente para enriquecer” pode estar atrelado ao fato de que empreender está entre os principais sonhos dos brasileiros, ocupando o 4º lugar. Considere que uma ideia não se sustenta por si só, são várias etapas a serem estudadas até tirar a ideia do papel. Quase metade dos brasileiros, 42%, empreendeu por necessidade! Isso normalmente implica na falta de planejamento adequado, poucos recursos e muita ansiedade para fazer o negócio dar certo.